Pesquisar
Close this search box.

26º Encontro de Políticos Cristãos semeia a construção de uma sociedade mais justa e fraterna

mobon oficial
Cerca de 350 pessoas participaram do Encontro

Cerca de 350 lideranças de 93 municípios mineiros participaram, no último final de semana (01/12 a 03/12), do 26º Encontro de Políticos Cristãos. A atividade aconteceu na cidade de Dom Cavati, na tradicional casa do Movimento da Boa Nova (Mobon). Durante os três dias, foram discutidas a conjuntura política e econômica e o papel do cristão na política, convidando aos presentes a semearem as mudanças na sociedade e ajudarem na construção de um mundo mais justo e fraterno. Também foram retiradas diretrizes para os mandatos do deputado estadual Marquinho Lemos (PT) e do deputado federal Miguel Ângelo (PT), organizadores do evento.

Participaram prefeitos, secretários, vereadores, lideranças e militantes das causas sociais. O evento teve como palestrantes o sociólogo Pedro Ribeiro e Tereza Sartório, ambos do Movimento Nacional de Fé e Política, que abordaram o tema “Espiritualidade e engajamento político-religioso”.

A atividade também contou com o painel “Nossas Lutas – engajamento dos jovens e das mulheres na política e visibilidade negra”, com a participação de lideranças de várias cidades mineiras que abordaram suas experiências sobre o tema. Também foram discutidas as eleições municipais de 2024 e a luta pela democracia.

O conselheiro do TCE-MG Durval Ângelo — do Movimento Nacional de Fé e Política — destacou a importância do coletivo reunido no encontro, citando a frase do pensador grego Arquimedes: “Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e eu moverei o mundo”. Segundo Durval, em 30 anos de caminhada política, sendo seis como vereador e 24 como deputado estadual, e em cinco anos como conselheiro, aquele grupo foi seu ponto de apoio e alavanca. Ele também enfatizou a importância da participação ativa na política como um meio crucial de moldar o futuro da sociedade, ressaltando a necessidade de engajamento ético.

Mobon1
O deputado estadual Marquinho Lemos falou da importância do mandato coletivo

Já o deputado estadual Marquinho Lemos falou sobre a importância da construção de um mandato participativo e próximo da população. “Cada vez mais eu sinto a importância de estarmos reunidos e valorizando os companheiros e os trabalhos que são feitos na base com a participação e o envolvimento da sociedade”, lembrou. Marquinho também abortou a retomada de um projeto de fortalecimento da democracia com a volta do presidente Lula ao Governo Federal. “Temos agora um governo comprometido com o povo e que já está conseguindo levar melhorias para os municípios, com o retorno de vários programas como o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Farmácia Popular”.

O deputado federal Miguel Ângelo também fez uma avaliação do governo federal. “Com Lula, estamos vivenciando um tempo novo, que fecundou novamente sementes da democracia. Mas não é um tempo fácil. Por isso, nossa caminhada é solidária e nunca pode ser solitária”, disse.

Lançamento e filiações

filiacoes 1

O encontro também foi marcado pelo lançamento do livro “Aristides Cadedo (DDU): uma vida de pelejas para construção da felicidade”, que conta com a contribuição do doutorando, mestre e filósofo, Rodrigo Marzano.

Também durante o encontro foi realizado o ato simbólico de filiação ao Partido dos Trabalhadores de Adriano Ventura, pré-candidato a vereador em Belo Horizonte, e de Rubinho, vice-prefeito de Acaiaca e pré-candidato a prefeito.

Fique ligado no nosso mandato!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK