Visibilidade Negra – Conheça a trajetória do ex-vereador e grande liderança política na cidade de Tarumirim, Zé Beijinho

visibilidade ze beijin 1

José Martins da Costa, 84 anos, casado com a senhora Iraci, pai de 13 filhos, 22 netos, 11 bisnetos, conhecido como “Zé Beijinho” nasceu na cidade de Tarumirim (Córrego dos Martins) MG. Participou ativamente do PT, juntamente com o Raul Messias, vereador e líder político da região. Aos oito anos aprendeu a ler e a fazer contas com seu pai, o que possibilitou o seu destaque na comunidade e a obtenção de um trabalho aos 14 anos no comércio local (caixeiro).

Desde a juventude atuou na luta em defesa dos Direitos Humanos e dos menos favorecidos. Além da sua atuação enquanto vereador da cidade, participou também de projetos sociais e pastorais da Igreja, contribuindo para a melhoria de vida daqueles que mais precisavam. “Em 1970 o Padre me disse que não queria gente da igreja, envolvido com a política, por esse motivo parei de envolver com a política. Mas em 1982, voltei a envolver com a política. A época ele nos disse: eu falei com vocês para não participarem, mas se os bons não estiverem os maus tomam conta. Candidatei a vereador e fui eleito pelo ARENA. Enfrentamos os desafios de lidar com a oposição na prefeitura. Eram apenas três vereadores.

Em 11 de novembro de 1987 filiei ao Partido dos Trabalhadores (PT). E em 1988 fui candidato a prefeito pelo PT, ficando em terceiro lugar com 1961 votos. Em 2012 voltei a Câmara Municipal. Nessa época, a cidade era administrada pela prefeita Dalva, única mulher eleita na história de Tarumirim. Estávamos juntos servindo a comunidade.

O Sr. Zé Beijinho passou alguns anos cuidando da casa do MOBOM. Participou das campanhas de Durval e de várias campanhas do PT estadual, municipal e nacional na cidade. Ele também trabalhou com diversas associações comunitárias: produtores rurais, SENEC e relacionadas a saúde.

Atualmente, faz parte do Terço dos Homens. E compõe a Pastoral Carcerária, cujo principal objetivo é desenvolver a cidadania dos presos e seus familiares e incentivar as políticas públicas voltadas para a garantia da dignidade humana dessas pessoas. Minas Gerais tem a segunda maior população carcerária do Brasil, ficando atrás apenas do estado de São Paulo. Cerca de 63,7% da população carcerária no Brasil é negra, o encarceramento tem, e sempre teve, cor!

Zé Beijinho, militante do Partido dos Trabalhadores desde a sua juventude, sempre se preocupou em estar do lado do povo, buscando a garantia dos Direitos Humanos para todas e todos. Nos dias de hoje, devido ao avançar de sua idade, não participa tão ativamente na coordenação e/ou liderança de projetos e movimentos, mas representa e inspira a nova geração que sucede os seus passos e sua luta.

Durante a entrevista Sr. Zé Beijinho destacou a importância da participação da juventude na busca da garantia dos direitos. “A Igreja, as autoridades e a Politica precisam conquistar os jovens. Estamos distantes deles.” E destacou a importância da eleição do presidente Lula para o Brasil: “tenho esperança muito grande dele melhorar a educação. Eu não tenho conhecimento de escola, mas tenho conhecimento de vida e sei que ele vai melhorar a vida do povo.”

Hoje me sinto uma pessoa realizada. A minha bandeira é estar ao lado do povo, orientando e ajudando as pessoas. Enquanto estiver andando, estarei ajudando as pessoas. Gostaria de estar mais perto dos jovens. Eu sou um homem de esperança. Tenho esperança que teremos dias melhores.

Familia ZeBeijinho

Zé Beijinho, sua família e os deputados Marquinho Lemos e Miguel Ângelo

Entrevista e texto: Maria Regina Duarte Reis

Fique ligado no nosso mandato!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS