Visibilidade Negra – conheça a história de George Washington Carver

George Washington Carver WPP

George Washington Carver nasceu por volta de 18611, em Diamond Grove – Missouri nos Estados Unidos. Nesse momento acontecia a guerra civil americana e desde precoce idade enfrentou os desafios de uma época de escravidão. Dentre os desafios enfrentados destacamos o fato de ser sequestrado para ser vendido em outro estado. Além disso, mesmo após o fim da escravatura no estado do Missouri, não recebeu os direitos que eram cedidos a crianças brancas, como o direito à educação.

Visibilidade Negra

Ante o desafio de educar George, seus pais não desistiram e começaram o ensinando em casa. Já um pouco maior, trabalhando e estudando, conseguiu ingressar em instituições educativas, inclusive na universidade. Tinha interesse em artes, mas encontrou seu âmbito de sucesso na Agronomia, na qual se formou e produziu soluções duradouras para diversos problemas, trazendo grandes evoluções aos processos agrícolas.

Em 1896, trabalhou e chefiou o departamento de agricultura da Tuskegee Normal and Industrial Institute, escola chefiada pelo afro-americano Booker T. Washington2. Lá ele fez descobertas científicas que influenciariam o futuro da agricultura, como o plantio do amendoim enquanto forma de recuperação do solo após o cultivo do algodão.

Como professor no Tuskegee Normal and Industrial Institute, Carver buscou melhorar a vida de afro-americanos através da aquisição de habilidades profissionais e também de conciliação, para uma melhora da vida das comunidades negras. Com suas pesquisas, Carver foi valorizado, respeitado e almejado por líderes mundiais. Recebeu ofertas valiosas e aparentemente irrecusáveis, mas sempre deu prioridade ao seu trabalho no Instituto.

O traço marcante em Carver é essa abordagem diferenciada quanto ao tema da própria raça, a resistência e contínua dedicação para, aos poucos, desenvolver a vida e os talentos de jovens negros. Assim, a luta pela visibilidade negra não é feita por apenas um caminho, mas por diversos, buscando o máximo desenvolvimento das comunidades negras para que se vejam cada vez mais representadas, sendo o importante aqui que não se assista passivamente às violências que povo negro sofre, mas sempre, à sua maneira, lutar.

Texto: Karla Rebeca de Queiroz Rangel

1 Há imprecisão na data de nascimento, havendo registro de que ele nasceu em 1861 ou em 1864. Carver nasceu ainda em um sistema escravocrata e, enquanto não cidadão, não teve seu registro civil feito quando nasceu. In: https://www.britannica.com/biography/George-Washington-Carver

2 Booker T. Washington foi um educador e protestante, primeiro presidente do Tsukegee Normal and Industrial Institute, e palestrante mais influente para afroamericanos de 1895 a 1915

Fique ligado no nosso mandato!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS