Derrota do povo mineiro: veto de Zema ao projeto dos pedágios é mantido

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O plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) decidiu, por 33 votos a favor e 24 votos contrários, por manter o veto do governador Romeu Zema ao projeto de lei 459/19, que buscava isentar os motoristas da segunda tarifa de pedágio nas rodovias mineiras. A medida, proposta pelo deputado estadual Marquinho Lemos (PT), buscava diminuir os custos para a população que reside próxima a praças de pedágio, tais como agricultores familiares, estudantes, professores, pacientes e outros cidadãos.

O PL 459/19 foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais em primeiro e segundo turno, mas foi vetado pelo governador. Marquinho Lemos lamentou que a maioria dos deputados tenha seguido a orientação de Zema, prejudicando a população do Estado. “Mais uma vez, Zema age para beneficiar os empresários. É uma pena que a maioria dos deputados e das deputadas foi na conversa do governador. A justificativa foi unicamente para atender as empresas e não visou, em nenhum momento, aqueles moradores que estão sendo penalizados”, disse.

Marquinho também destacou que os pedágios da forma que estão sendo instalados são uma injustiça com a população. “É uma injustiça com aqueles moradores que nunca pensaram que seriam penalizados com a instalação de uma praça de pedágio próximo às suas casas. Até o momento, as empresas concessionárias estão apenas ganhando dinheiro. Não houve investimentos. A única coisa nova que aconteceu foi a construção de praças de pedágios com preços absurdos. O meu projeto era para atender aqueles que passam várias vezes por dia pela praça de pedágio e que utilizam um trecho muito pequeno da rodovia”, reforçou.

Privatizações

O veto de Zema ocorre em um contexto de privatização das rodovias mineiras, um movimento que já vem prejudicando a população com tarifas abusivas.

No ano passado, o governador apresentou o programa de “concessão” das estradas com o objetivo de entregar à iniciativa privada cerca de 3 mil quilômetros de estradas que passam por 120 municípios. Entre os lotes já anunciados está o 7, que engloba trecho da BR-356, da MG-262 e MG-329. Essas rodovias ligam Belo Horizonte a Rio Casca e passam por cidades como Ouro Preto e Mariana. Nesse trajeto, estão previstas quatro praças de pedágio.

Os motoristas poderão pagar R$ 26,22 por trecho para irem da capital a Ouro Preto. Já para chegar em Rio Casca, o valor será de R$ 44. Um verdadeiro absurdo, que vai prejudicar muito a população que depende dessa estrada para estudar e trabalhar em cidades vizinhas.

Veja como votou cada deputado

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