PARÁBOLA – OS VIRACUNDOS: NUNCA BATAM PALMAS PRA MALUCO DANÇAR

Agenor

 

*Agenor Augusto de Assis

A origem da expressão Viracundos, tem a ver com um povo muito antigo. Os Viracundos eram um povo que cultivavam a raiva, o ódio, a ira, a intolerância e a irracionalidade. Eles eram muito forte e usavam arcos e flechas. A coisa mais interessante é que, como eles eram um povo que se destruíam, tinham uma característica muito peculiar: andavam sempre em grupos.

Eles eram cegos e surdo, você poderia falar ou mostrar qualquer verdade, que eles não viam e nem ouviam. Eles eram irascíveis, ou seja, não raciocinavam. Dai, o povo falava que eles eram loucos. Toda essa simbologia, se resume em um ditado popular:

NUNCA BATAM PALMAS PRA MALUCO DANÇAR

Os Viracundos perambulavam pelo mundo, chegavam nas cidades com seus arcos flechas e se aglomeravam em uma praça e falavam com as pessoas: Por favor, batam palmas, batam palmas. As pessoas perguntavam: pra que bater palmas? Pra que bater palmas? Mas eles não ouviam. Eles repetiam: Batam palmas pra verem os malucos dançarem.

E quando as pessoas começavam se aglomerar em volta dos Viracundos, eles pegavam os arcos flechas e atiravam flechas para cima. E por eles terem uma grande força física, as flechas sumiam e desaparecia no infinito.
As pessoas davam gargalhadas e batiam palmas, mais gargalhadas e mais palmas e eles atiravam mais uma flecha, mais outra, atiravam dezenas e centenas de milhares de flechas e as pessoas continuavam aplaudindo e dando gargalhadas.

Depois de horas de apresentações, os Viracundos se retiravam. Alguns minutos depois, uma flecha caía e acertava uma criança que estava ao lado da mãe. Depois, mais a frente, caía outra e acertava uma pessoa idosa e assim sucessivamente. De repente caía uma chuva de flecha e matava a população inteira. Assim os Viracundos andavam de uma cidade a outra, matando todas as pessoas.

O tempo passou e as pessoas foram se esquecendo dos Viracundos, porque na verdade eles se camuflam muito bem, porque são hipócritas, só pregam o ódio, a ira, a raiva e a intolerância. A característica maior desta história é:

NUNCA BATAM PALMAS PRA MALUCO DANÇAR

A primeira vez neste novo tempo que temos notícias, é que: um senhor humilde, que só pregava a verdade e sempre teve ao lado dos mais pobres, estava para ser julgado e crucificado pelos hipócritas, porque, segundo eles, ele estava confrontando as Leis da época.

O homem não tinha feito nada de errado, muito pelo contrario, ele só fazia o bem. Transformou Água em vinho, Multiplicou Pães e Saciou a Fome de milhares de famintos, fez cego enxergar, fez mudo falar, surdo ouvir, etc.

Então, o rei da época deu uma opção a população de escolher; se libertava um ladrão, um marginal, ou poderia escolher aquele homem, um homem santo que só fazia o bem para o povo. Mais os Viracundos são tóxicos, e estavam ali misturados no meio da população com seu ódio, sua ira, sua raiva, sua ignorância e sua irracionalidade.

Quando a população ouvia, quem vocês querem que eu solte, este Homem que nunca fez nada contra vocês, ou Barrabás o ladrão? Eles respondiam; Solte Barrabás, solte Barrabás. Então crucificaram aquele Homem. Em seguida, os Viracundos disfarçaram novamente e se retiraram.

Mais recente, em 2018, novamente os Viracundos se entranharam nas Togas do Judiciário para encarcerar o ex Presidente Lula sem provas, (apenas por convicção). E deixaram soltos vários Barrabás (Ladrão). E entranharam também na maioria das pessoas para apoiarem o ódio, a íra, a raiva, a ignorância, a hipocrisia e a irracionalidade para eleger uma pessoa sem a mínima condição de exercer o cargo que ocupa. E novamente se retiraram.

Lula hoje se compara aquele Homem que foi crucificado injustamente ao invés de Barrabas. Assim como Messias, o sofrimento do Lula iniciou-se aos 8 meses ainda no ventre de Dona Lindu sua Mãe quando o senhor Aristides seu Pai migrou-se para São Paulo em busca de melhor condições de vida pra família de cinco filhos, mais o Lula que estava próximo a nascer.

Lula sobreviveu a mortalidade infantil de quase 50% entre os nascidos vivo na época, viveu a pobreza extrema, passou frio e fome. Mais com a força do destino deu a volta por cima. Foi metalúrgico, o presidente de Sindicato, Deputado Federal em 1986, foi um dos constituintes ao meio das Diretas já de 88 e chegou à Presidência da República em 2003.

Assim como aquele homem dito acima, Lula também só fez o bem. Todas suas lutas nessa trajetória foram em prol dos pobres, trabalhadores e trabalhadoras. Tirou milhões de pessoas da pobreza e da extrema pobreza, deu de beber quem tinha sede, e de comer quem tinha fome. Educou, iluminou, abrigou milhares de famílias e colocou o Brasil em pleno emprego.

Mas, toda essa perseguição, se deve aos VIRACUNDOS. O ódio, a discórdia, a raiva, a ira, a mentira, a intolerância e a irracionalidade.

Deus já mais falaria coisas que os Viracundos falam. Deus é fiel, é unânime. Ele fala do amor, da bondade, da paz e da tolerância entre as pessoas.

Mas, como tudo que sobe desce, hoje as flechas já começaram a descer: Ex: Acertou uma nos direitos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, outra desceu e retirou o emprego, outra acertou o gás e o petróleo, outra nos alimentos, na redução dos programas sociais, dentre outras. E a mais cruel delas foi a que desceu no negacionismo. sobre o combate à pandemia da COVID-19 e ceifou mais de meio milhão de vidas.

POR ISSO QUE NÃO PODE BATER PALMAS PRA MALUCO DANÇAR

*Agenor Augusto de Assis – Presidente PT

Fique ligado no nosso mandato!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

plugins premium WordPress